
Em março de 2020, ocorreria o I Seminário Internacional Marxismo Feminista, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A pandemia de Covid-19 acabou alterando os planos e suspendemos o evento presencial, que contava com mais de 500 inscritas. Para não deixar o debate esmorecer, decidimos voltar para a FFLCH depois de um ano, mas agora virtualmente, para encontrar companheiras e interessadas nas teorias feministas que atualizam questões marxistas.
Para isso, organizamos um mini-curso chamado Marxismo Feminista Hoje, cujo objetivo é difundir e promover leituras e discussões de autoras de correntes do pensamento crítico, queer, antirracista e pós-colonial. Durante os encontros, vamos explorar como as questões de gênero, atreladas às de classe, raça e sexualidade, são centrais tanto para a compreensão do capitalismo quanto para as nossas práticas políticas e acadêmicas.
São 120 vagas. Caso hajam mais inscritas do que vagas, a FFLCH realizará um sorteio. As participantes com mais de 75% de presença receberão um certificado.
Quando: entre 13 e 30 de abril de 2021, às terças e quintas, das 19h às 21h.
Onde: Online. As inscritas receberão um link para acesso no dia de cada encontro.
Inscrição: Acesse o sistema Apolo entre o dia 02 de abril, às 9h, até dia 03 de abril, às 23:59h. O sorteio será no dia seguinte, dia 4 de abril, e as sorteadas serão avisadas por email.
Para se inscrever, não há necessidade de fazer login. Basta selecionar “Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas” no sistema Apolo, e clicar no curso Marxismo Feminista Hoje.
Lembramos que a Universidade de São Paulo não permite a categoria de “aluno ouvinte”. Para cursar, a pessoa deve estar inscrita.
Para mais informações, visite o site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH.
