Home

Marxismo Feminista, o blog

Somos uma coletiva formada por marxistas acadêmicas e militantes, entusiasmadas por construir e consolidar uma perspectiva marxista feminista diante dos desafios de investigação e transformação do mundo atual. Para nós, estas são tarefas que necessariamente requerem uma reflexão que conjugue os debates de classe, raça, gênero e sexualidade. Insatisfeitas com o tratamento que estas questões ainda recebem no âmbito acadêmico, começamos a nos organizar para estudar obras de marxistas feministas e seguir o seu legado. Nesse caminho, percebemos que nosso incômodo era partilhado por feministas e marxistas de diversas regiões do Brasil e do mundo.  

A fim de aprofundar e difundir esse debate, organizamos o I Seminário Marxismo Feminista, que ocorreria na última semana de março de 2020 na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com a pandemia de covid-19, infelizmente suspendemos o evento presencial, mas não desistimos de manter a construção do diálogo com as mais de 500 pessoas que haviam se inscrito para participar. Assim nasceu esse site. Nosso objetivo é produzir e divulgar materiais formativos, bem como incitar conversas com outras correntes feministas, marxistas, queer, antirracistas e pós-coloniais. Acreditamos que as questões de gênero, atreladas às de classe, raça e sexualidade são centrais tanto para a compreensão do capitalismo quanto para as nossas práticas políticas e acadêmicas.  Obrigada pela sua visita e boa leitura!


Nosso posicionamento sobre uma linguagem não-binária:Compreendemos a necessidade de uma linguagem não-binária para o combate aos estereótipos de gênero e reforçamos que nosso posicionamento político se alinha com a defesa da diversidade. No entanto, diante dos problemas de acessibilidade impostos às deficientes visuais com a adoção de uma linguagem não-binária, optamos pelo uso do feminino.

“Há todo um velho mundo ainda por destruir e todo um novo mundo a construir.”

Rosa Luxemburgo