neoliberal studies

Andrea Azevedo

A pesquisadora Patricia Ventura (Spelman College), que tem investigado sobre a cultura e o racismo em tempos neoliberais, participou de uma entrevista ao Podcast American Studies conduzida pelo pesquisador David O’Brien (University of Edinburgh) em 2014 para apresentar seu livro Neoliberal Culture: Living with American Neoliberalism. A primeira vista pode parecer uma pesquisa já com certa idade, mas é preciso lembrar que no período em questão os estudos de Pierre Dardot e Christian Laval, presentes em La nouvelle raison du monde (A nova razão do mundo, Ed. Boitempo, 2016), não tinham tinham publicação em inglês, o que somente ocorreu em 2017. Neste sentido, a obra de Ventura preocupada em entender o efeito do neoliberalismo no cotidiano dos norte-americanos acaba ṕor se revelar um dos estudos pioneiros das dimensões culturais no neoliberalismo, o que ela faz, como explica em sua entrevista, aproximando a análise de Michel Foucault com David Harvey. 

O diálogo entre os dois pesquisadores, como você pode poderá acompanhar neste episódio, revela a preocupação de Ventura em compreender os mecanismos empresariais e corporativos que são empregados na vida individual por meio da indústria cultural e se tornam mecanismos da imaginação e da organização da vida como utilizados, por exemplo, no programa televisivo The Oprah Winfrey Show. Juntamente a afirmação polêmica de Ventura sobre Winfrey (uma vez que a apresentadora é, por vezes, associada ao “empoderamento” das classes médias de famílias negras nos EUA), ela também articula os modos de vida produzidos e incentivados pela loja de departamento Walmart e seus desdobramentos simbólicos nos produtos da indústria cultural. 

Apesar dos mais de 5 anos de realização da entrevista, os dados ressaltados pela pesquisadora soam como, desafortunadamente, atuais.

Ouça o episódio com Patricia Ventura no Podcast American Studies aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s