podcast grifa – episódios bell hooks

Andrea Azevedo

Isadora Attab e Isadora Szklo têm promovido no Podcast Grifa um brilhante clube de leitura de autoras feministas e marxistas com humor e conteúdo cuidadoso e crítico que merece ser acompanhado. Iniciando o Clube-Podcast com episódios sobre “O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras” de bell hooks, as apresentadoras/estudiosas anunciam o convite a um feminismo que tome as ruas sob a influência de hooks. 

Didáticas como hooks, as debatedoras mergulham na obra para elucidar o feminismo como luta pelo fim do sexismo e suas opressões, e confrontar certos feminismos que insistem na acusação dos homens como únicos responsáveis pela opressão machista e também na parcela da militância feminista que insiste na culpabilização dos indivíduos pelas relações opressoras.

Investigando e debatendo capítulo por capítulo, a dupla de Isadoras apresenta e assume os compromissos políticos de hooks para construir uma sororidade como projeto político, para avançar o feminismo como um movimento de massas – para todes, todas, todos – e que não reproduza os clichês acerca da opressão de gênero ou que oculte as relações entre gênero, raça e classe. 

Com humor e intimidade, esse clube de leituras e debates é tanto uma indicação para o aprofundamento dos estudos críticos e feministas como é também uma ótima amiga para nos acompanhar nos momentos de dissabores das lutas cotidianas contra a opressão.  

Ainda, as apresentadoras sempre publicam suas referências e indicações de leitura numa publicação no Medium que mantêm do podcast, onde todos os episódios também podem ser acessados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s