marxismo inglês e libertação das mulheres

Entrevista com Sheila Rowbotham ao Podcast Casualties of History, da Revista Jacobin

Giovanna Marcelino

A historiadora socialista Sheila Rowbotham, figura proeminente da Nova Esquerda e do feminismo britânico dos anos 1960, foi entrevistada pelo podcast Casualties of History da revista norte-americana Jacobin. Em uma conversa de cerca de uma hora, Rowbotham fala um pouco sobre sua trajetória familiar e intelectual, seu engajamento político nos movimentos radicais dos anos 1960-70 e sua atuação no movimento de libertação das mulheres que marcou a chamada “segunda onda do feminismo”. Além disso, revisita sua relação com diferentes vertentes da esquerda britânica da época (entre elas, o famoso grupo da New Left Review) e com os eminentes historiadores Edward e Dorothy Thompson, figuras que foram centrais na sua aproximação e formação teórica e política no marxismo, bem com para sua visão sobre a classe trabalhadora e suas formas de organização. Um material bastante interessante para quem se interessa pela história da tradição marxista na Inglaterra do pós-guerra, pelo movimento feminista britânico, pela geração dos anos 1960, bem como pelas discussões em torno da perspectiva thompsoniana da história, da política de classes e sua relação com o feminismo.

Publicamos a transcrição dessa entrevista aqui no nosso blog, em “E.P. Thompson, feminismo e os anos 1960 – Entrevista com Sheila Rowbotham”.

Clique aqui para acessar a entrevista completa de Sheila Rowbotham ao Podcast Casualties of History, publicada em 18 de junho de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s